Pós-graduações

Com a divulgação dos dados sobre as teses de doutoramento e dissertações de mestrado que se realizaram em 2015 e em 2016 no ensino superior português, pretende-se dar início à divulgação do que tem vindo a ser feito no âmbito da investigação em música nas suas diversas vertentes.

Para o levantamento dos dados listados nesta página, recorreu-se aos repositórios das universidades portuguesas, assim como ao RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. As falhas que possam ser identificadas, decorrem do facto dos títulos poderem não estar ainda disponíveis. Para colmatar as lacunas que possam ser detectadas, apelamos à ajuda dos associados que poderão contribuir para a sua completude informando-nos (para info@spimusica.pt) dos títulos e autores que faltarem na lista em baixo. As datas das teses são as que constam nos respectivos documentos.

Apesar de nem sempre ter sido possível obter as palavras-chave de cada um dos items, optámos por associá-las sempre que as encontrámos disponíveis.

<br>

Teses de Doutoramento:

2016

Bernardes, Ricardo (2016). Estudo das características estilístico-musicais das missas de António Leal Moreira (1758-1819): a missa para a aclamação de D. Maria I (1777). (Doutoramento em Ciências Musicais, especialidade Musicologia Histórica). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: musicologia, música luso-brasileira, Leal Moreira, missa, análise musical, música sacra

 

Corrêa, Marcos Kröning (2016). O fazer musical dos violonistas-compositores Dyens e Bogdanovic: relações entre performance, composição, arranjo e improvisação. (Doutoramento em Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: interpretação musical, guitarra – compositores, música

 

Eckerson, Sara Ellen (2016). Beethoven’s Dolce : interpretation, performance, and description – The case of music. (Doutoramento no ramo de Estudos de Literatura e de Cultura). Universidade de Lisboa.

 

Figueiredo, Luís Alberto Cordeiro de (2016). Jazz, identidade musical e o piano Jazz em Portugal. (Doutoramento em Música – Performance Jazz). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: música, Jazz, identidade musical, Jazz – música para piano – Portugal

 

Fontes, Fernando Emanuel Cunha (2016). Ao fio dos anos e das horas: poética do fragmento em Fernando Lopes-Graça. (Doutoramento em Ciências Musicais, especialidade Musicologia Histórica). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: Lopes-Graça, rasgão, fragmento, rutura, dissonância

 

Guerreiro, Vítor Manuel dos Anjos (2016). The art of tonal sound: music as social kind and natural kind activity. Universidade do Porto (Tese de doutoramento em Filosofia). Universidade do Porto.

 

Jorge, Rui Pedro Rodrigues Pereira (2016). Soou-me aos ouvidos como uma lúgubre buzina: sobre ao som na criação musical contemporânea. (Doutoramento em Ciências da Comunicação). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: som, escuta, música, composição, enquadramento

 

Rocha, Maria Cristina Dignart de Carvalho (2016). Espaço, gesto e textura na música eletroacústica: uma abordagem analítica e composicional. (Doutoramento em Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Música, Composição musical, Estética musical, Técnicas musicais, Acústica musical, Música eletroacústica

 

Roxo, Pedro Miguel Meio-Tostão (2016). Bollywood, Bhajan e Garba: práticas expressivas e representações identitárias na Diáspora Hindu-Gujarati em Moçambique, Portugal e Inglaterra. (Doutoramento em Ciências Musicais, especialidade Etnomusicologia). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: identidade, diáspora, Bollywood, bhajan, garba, incorporação, agencialidade, emoções, transnacionalismo, hinduísmo, nacionalismo, política, Moçambique, Portugal, Inglaterra, Gujarat

 

Valente, José Pereira (2016). Pensamento Musical: a composição como processo. (Tese de doutoramento em Arte Contemporânea) Universidade de Coimbra.

Palavras-chave: Arte Contemporânea, Música

 

2015

Aguiar, Maria Cristina Pais (2015). O ensino de canto nos ramos genérico e vocacional no 1º ciclo do ensino básico: um estudo de caso múltiplo (Tese de Doutoramento em Estudos da Criança). Universidade do Minho.

Palavras-chave: Pedagogia vocal infantil, Escola pública, 1º Ciclo do ensino básico, Ensino genérico, Ensino Vocacional

 

Almeida, Nuno Miguel Marvão Vieira de (2015). Perspectivas de interpretação sobre a Winterreise de Schubert (Tese de Doutoramento em Ciências Musicais). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave Schubert, Winterreise, Movimento de andar, Interpretação, Obsessão

 

Araújo, Pedro André Guerreiro Martins de (2015). Describing vocal performance of Portuguese cantadeiras of Alto Minho (Tese de Doutoramento em Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Música, Folclore – Alto Minho (Portugal), Canções populares – Alto Minho (Portugal), Interpretação musical, Música popular, Música vocal

 

Calado, Carlos José Rios Godinho (2015). O Efeito da Música e a Importância da Musicalidade na Dor do Pós-Operatório (Tese de Doutoramento em Psicologia). Universidade Autónoma de Lisboa.

Palavras-Chave: Dor, Pós-operatorio, Música, Preferência, Relaxante, Aptidão, Coping, Valores

 

Cardoso, Miguel Marques (2015). Composição de sistemas musicais interactivos (Tese de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes). Universidade Católica.

 

Carvalho, Luís Filipe Leal de (2015). A décima sinfonia de Gustav Mahler – obra aberta? : premissas para uma nova abordagem à realização da obra (Tese de Doutoramento em Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Música, Mahler, Gustav, 1860-1911 – Biografias, Análise musical, Instrumentação e orquestração

 

Correia, Avelino Rodrigues (2015). Do Choupal até à Lapa. Etnografia do constructor da canção
(Tese de Doutoramento em Ciências Musicais). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: Palavras-Chave: Análise discursiva, Canção de Coimbra, Etnografia da música, Etnomusicologia

 

Facchini, Fiammetta (2015). Psycho-physio dynamics in violin-piano duo: a pianist’s perspective(Tese de Doutoramento em Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Música, Ansiedade – Músicos, Interpretação musical – Performance, Interpretação musical – Aspectos psicológicos, Interpretação musical – Aspectos fisiológicos, Testes psicológicos

 

Figueiredo, Isabel Maria Lopes (2015). Desenvolvimento de Competências Musicais no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Práticas Pedagógicas (Tese de Doutoramento em Ciências de Educação). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: Competências musicais, práticas pedagógicas, interpretação, audição, composição, teoria, experiências de aprendizagem, contingência, profissionalidade

 

Gomes, José Alberto de Sousa (2015). Composing with soundscapes: Capturing and Analysing Urban Audio for a raw Data Musical Interpretation (Tese de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes). Universidade Católica.

 

Ivanovic, Dejan (2015). Colaboração entre compositor e intérprete na criação de música para guitarra: estudo do processo editorial no repertório de Inglaterra, Croácia e Portugal (Tese de Doutoramento em Música e Musicologia). Universidade de Évora.

 

Machado, Nuno Carlos Teixeira (2015). O uso das TIC em Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico nos distritos de Vila Real e Bragança (Tese de Doutoramento em Ciências da Educação). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Palavras-Chave: Educação musical, Música, Escolas, Internet, Software, Computadores, TIC

 

Marques, Gonçalo Caetano (2015). Machine learning techniques for music information retrieval (Tese de doutoramento em Informática). Universidade de Lisboa.

Palavras-Chave: Sistemas de recuperação de informação, Música, Aprendizagem automática, Processamento de sinal, Géneros musicais

 

Marques, José Telmo Rodrigues (2015). Geometria Serial: Um Modelo Compositivo para Composição Algorítmica Assistida por Computador (Tese de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes). Universidade Católica.

 

Marques, Maria Paula Brandão Airão (2015). Para uma interpretação na guitarra das sonatas BMW 1001/1003/1005 de Bach inspirada numa memorabília das práticas interpretativas (Tese de Doutoramento em Música – Performance). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Música, Guitarra – Técnicas instrumentais, Interpretação musical

 

Nejmedine, Mafalda (2015). O género sonata em Portugal: subsídios para o estudo do repertório português para tecla de 1750 a 1807 (Tese de Doutoramento em Música e Musicologia, especialidade em Interpretação). Universidade de Évora.

Palavras-chave: Sonata; Análise musical; Música portuguesa; Instrumentos de tecla; Século XVIII

 

Neves, José António de Matos Esteves das (2015). O ensino artístico e a sua didática como fatores determinantes da educação: o Conservatório Regional de Música de Vila Real (Tese de Doutoramento em Ciências da Educação). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Palavras-chave: Música, Ensino, Didática, Educação

 

Paz, Ana Luísa Fernandes (2015). Ensino da música em Portugal (1868-1930): uma história da pedagogia e do imaginário musical (Tese de Doutoramento em Educação). Universidade de Lisboa.

Palavras-Chave: Ensino especializado, Ensino da música, Cultura musical

 

Pinho, Ana Luísa Grilo (2015). Inside of the Creative Mind: Unravelling the Neurocognitive Mechanisms of Musical Creativity (Tese de doutoramento em Ciências da Saúde) Universidade de Coimbra.

Palavras-Chave: conectividade cerebral funcional, córtex pré-frontal dorsolateral, criatividade, improvisação, música, perícia, neuroplasticidade, ressonância magnética funcional

 

Rodrigues, Gabriel Moacir (2015). O Papel da Morna na Afirmação da Identidade Nacional em Cabo Verde (Tese de Doutoramento em Ciências Musicais). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: Morna, Cabo Verde, Identidade

 

Santos, Ana Roseli Paes dos (2015). O ensino em grupo de instrumentos musicais: um estudo de caso múltiplo em Portugal e no Brasil. (Tese de Doutoramento em Estudos da Criança). Universidade do Minho.

Palavras-chave: Ensino em grupo de instrumentos musicais, Escola pública, Ensino genérico, Ensino especializado

 

Silva, Walter Luiz Alves da (2015). Heinrich e Cécile Daniker-Haller – A música doméstica na vida de um casal de negociantes entre Zurique e o Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX (Tese de Doutoramento em Ciências Musicais). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: Música doméstica, música de salão, música para crianças, emigração, Brasil, Suíça.

 

Silvestre, Vilma Fernanda Séves de Albuquerque (2015). O fado e a questão da identidade. Cultura portuguesa, música, identidade nacional, fado, saudade, nacionalismo. (Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses). Universidade Aberta.

Palavras-Chave: Cultura portuguesa, Música, Identidade nacional, Fado, Saudade, Nacionalismo

 

Stanciu, Valeriu (2015). Unidades de informação replicadora musical: modelos evolutivos de análise e organização musical (Tese de Doutoramento em Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Música, Sistemas de informação, Simetria, Linguagem musical, Análise musical

 

Dissertações de Mestrado

2016

Abrantes, Tiago (2016). Mozart e a Importância do Saber – Uma investigação-ação em contexto de música de câmara. (Mestrado em Ensino de Música – especialidade em Música de Conjunto). Conservatório Superior de Música de Gaia.

Palavras-chave: Mozart, cultura musical, emoção, performance, clarinete.

 

Andrade, João Miguel Pascoal Vieira de (2016). Abordagem comparativa à pedagogia e metodologia da iniciação ao violino em duas escolas oficiais do ensino da música. (Dissertação de mestrado em Ensino de Música). Universidade Lusíada de Lisboa.

Palavras-chave:  violino – instrução e estudo – Portugal, violino – métodos, violino – estudos e exercícios

 

Araújo, Ana Teresa Taumaturgo Brito de (2016). Educação musical no 2º Ciclo – o ensino da música através da sua prática. (Ensino de Educação Musical no Ensino Básico). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: Instrumental Orff, trabalho auditivo, prática musical, improvisação

 

Batista, Maria João Salgado da Silva (2016). Apoio aos alunos na aprendizagem da performance: treino da ansiedade em salas de estudo adaptadas. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: ansiedade, ansiedade na performance musical, ansiedade de desempenho, escala de avaliação

 

Batista, Tiago Filipe Rodrigues (2016). A geopolítica e a votação no Festival Eurovisão da Canção: análise ao impacto da introdução do modelo misto de votação sobre fatores intrínsecos e extrínsecos ao certame musical europeu (2004-2015). (Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação). Instituto Universitário de Lisboa.

Palavras-chave: Música, canção, televisão, voto, geopolítica, análise de dados

 

Cabral, Susana Vaz de Melo (2016). Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação. (Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: manuais escolares, ensino de música, orgão (Música) – ensino

 

Capitão, Ana Carolina Torres Lima (2016). A aplicabilidade de estratégias e procedimentos do método de Jaques-Dalcroze no ensino do clarinete: um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: pedagogia de Jaques-Dalcroze, estratégias de ensino do instrumento clarinete, elementos da linguagem musical

 

Carvalho, João Miguel Pereira Quintas Guedes (2016). Influência da exposição à música na perceção da dor aguda pós-operatória: um estudo com crianças de 4 e 5 anos. (Dissertação de mestrado em Ciência Cognitiva), Universidade de Lisboa.

Palavras-chave: Dor, percepção, ciência cognitiva, dopamina

 

Carvalho, Mafalda Barradas (2016). Estratégias de ensino de vibrato na formação em flauta transversal em Portugal. (Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, interpretação musical, flauta transversal – ensino

 

Costa, Daniel Brízido (2016). Movimento punk hardcore português: a origem, evolução e situação do movimento punk hardcore português, em Portugal. (Dissertação de Mestrado em Comunicação Aplicada). Universidade Autónoma.

Palavras-chave: Música, Portugal, Punk Hardcore, Subcultura

 

Costa, Joana Patrícia Oliveira da (2016). Multiplicasensações: um projeto de música na comunidade em sala snoezelen. (Mestrado em Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: música, projectos educativos – música, relações escola – comunidade, integração social – pessoas com necessidades especiais

 

Cruz, Nancy Samico da (2016). A iniciação à leitura de partituras na disciplina de Formação Musical no 1ºano do Curso Básico de Instrumento da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo: estudo de caso. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: leitura, leitura musical, linguagem musical, movimento sonoro, notas musicais

 

Cunha, Ana Raquel Barbosa dos Reis (2016). A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e Costa. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: música de câmara, Helena Sá e Costa, pedagogia

 

Dias, António Pedro Sarmento Oliveira (2016). Desenvolvimento da compreensão musical através do uso de gravações em aulas de piano. (Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: ensino de música, piano – ensino, audição – ensino de música

 

Dias, Ausenda Simões (2016). Utilização de canções tradicionais portuguesas em aulas de Formação Musical. (Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Educação musical, canções, estratégias de ensino – música

 

Faria, Joana Magalhães (2016). Metodologia para a iniciação ao ensino do instrumento piano : reflexão e contributo didáctico. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: ensino de música, ensino de piano, iniciação ao piano de crianças do Curso de Iniciação Musical, métodos para iniciação ao piano

 

Faulhaber, Luís Artur Pacheco de Amorim Wood (2016). Música para cinema: empatia e percepção. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

 

Fernandes, Estefânia da Silva (2016). O registo audiovisual como ferramenta para o estudo instrumental do violoncelo. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: ensino-aprendizagem do violoncelo, estratégias de aprendizagem, modelo em vídeo, monitorização do estudo, ferramentas audiovisuais, vídeo

 

Ferraz, Vera Cristina Violante (2016). Envolvimento em atividades de apreciação, consumo, e criação de arte em estudantes rurais e urbanos do 1º ciclo. (Tese de mestrado em Psicologia), Universidade de Lisboa.

Palavras-chave: Ensino Básico (1º ciclo), arte, território

 

Figueiredo, João Miguel Branco Velez de (2016). Cante alentejano e a experiência de flow. (Dissertação de mestrado, Departamento de Psicologia). Universidade Autónoma de Lisboa.

Palavras-chave: Flow, cante alentejano, grupos, linguagem e comunicação.

 

Figueiredo, Marta Rodríguez (2016). Aplicación de metodologías del deporte con balón en el aprendizaje de la percusión: fútbol sala y percusión. (Dissertação de mestrado em Enseñanza de Música). Universidade do Minho.

Palavras-chave: Aprendizaje musical, percusión, deporte, fútbol sala, balón

 

Freitas, Válter Bruno Branco, (2016). O violoncelo rock como ferramenta pedagógica para o ensino da música entre os 15 e os 17 anos. (Dissertação de mestrado em Ensino de Música). Universidade Lusíada de Lisboa.

Palavras-chave: Violoncelo – instrução e estudo, violoncelo – métodos, violino – estudos e exercícios

 

Gomes, Víctor Manuel Ferreira (2016). Música de conjunto na escola: contributos de um percurso de vida: uma abordagem na perspetiva do professor de piano. (Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: arranjo musical, música de câmara, música – aprendizagem

 

Graça, Jorge Miguel Gonçalves (2016). A gravação áudio como estratégia de estudo do saxofone. (Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, gravação do som, saxofone – estudo

 

Lourenço, Irina Joana Camões (2016). Cognição e desenvolvimento musical através das “Leituras musicais” de José Firmino. (Dissertação de mestrado em Ensino de Música). Universidade Lusíada de Lisboa.

Palavras-chave: Música – instrução e estudo, música – métodos, música – estudos e exercícios, Firmino, José, 1931- crítica e interpretação

 

Macedo, Ana Maria Martins van Zeller de (2016). O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal: três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. (Dissertação de mestrado em Ensino de Música). Universidade Lusíada de Lisboa.

Palavras-chave: Flauta – instrução e estudo, flauta – métodos, flauta – estudos e exercícios

 

Magno, Catarina Raquel Ribeiro Andrade (2016). A Música como estratégia de aumento da qualidade de vida de idosas institucionalizadas em Lar Residencial. (Dissertação de tese de mestrado). Universidade de Coimbra.

Palavras-chave: música, qualidade de vida, idosos

 

Martins, Ana Cristina Frutuoso da Costa Moita (2016). A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff (Dissertação de Mestrado). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: Educação Musical, prática de ensino, prática instrumental Orff

 

Martins, João dos Santos (2016). Sonny Stitt e Paul Desmond: interpretação e improvisação estilística em sala de aula: uma geração a duas “vozes”. (Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: interpretação musical, Jazz – ensino da música, improvisação (música)

 

Mesquita, Filipe Miguel Castro Dá (2016). Construção e estudo psicométrico de questionário de audição de música paralelamente ao estudo (QAMPE). (Tese de Mestrado, Psicologia, Secção de Psicologia da Educação e da Orientação). Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia,

Palavras-chave: aprendizagem académica, música, estudo

 

Miranda, Paula Cristina Ferreira (2016). Missão sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora. (Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: clarinete, criatividade, improvisação (Mœsica), interpretação musical

 

Moreira, Gonçalo Nuno Baptista (2016). Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal. (Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Jazz – ensino da música, improvisação (música)

 

Moreira, Joana Maria Sousa (2016). Catálogo de obras de música contemporânea portuguesa para piano: uma proposta de revisão didática no Curso Secundário do Ensino Artístico Especializado. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

 

Mota, Cristóvão Cunha Simões da (2016). Espaços de sociabilidade: a música como ferramenta de identidade dos imigrantes brasileiros. (Dissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural). Universidade de Coimbra.

Palavras-chave: Antropologia da música, migração, identidade, música brasileira

 

Pereira, Diogo Octávio Saraiva de Sousa (2016). Loudness: faz sentido aplicar uma norma de regularização na masterização musical? (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: masterização, loudness, produção Musical, processamento

 

Pereira, João Luís Português (2016). Evolução histórica do ensino da bateria em Portugal. (Dissertação de tese de mestrado). Universidade de Évora

Palavras-chave: música, história, bateria, ensino, Portugal

 

Pereira, Paula Cristina Pereira Nogueira (2016). A importância da música nos alunos do 2º Ciclo Ensino Básico: prática instrumental de conjunto na escola (Ensino de Educação Musical no Ensino Básico). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: Educação Musical, música instrumental, música de conjunto, prática instrumental

 

Pinheiro, Ana Raquel Saraiva (2016). A primeira abordagem no ensino da técnica do violoncelo no século XXI. (Dissertação de mestrado em Ensino de Música), Universidade Lusíada.

Palavras-chave: Violoncelo – instrução e estudo, violoncelo – métodos, violoncelo – estudos e exercícios

 

Pinto, Diogo da Costa Alves (2016). A sound is worth a thousand words : exploring the taxonomic and causal link between emotions and sound objects. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

 

Piteira, Filipe José Dias (2016). A construção do habitus musical dos músicos amadores. (Dissertação de tese de mestrado). Universidade de Évora.

Palavras-chave: música, habitatus, socialização, reflexividade, amadores

 

Portela, Ricardo Gil Góis Correia (2016). História da gravação sonora em Portugal. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: história, gravação, som, evolução, intervenientes

 

Resende, Mónica Patrícia do Couto (2016). O E-Portefólio como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina de instrumento dos cursos Básico e Secundário de Música. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

 

Ribeiro, Ivone da Conceição Taias (2016). Lideranças e práticas pedagógicas no ensino especializado da música: um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: Ensino especializado da música, liderança escolar, práticas pedagógicas

 

Ribeiro, Raquel Liberato (2016). As técnicas estendidas no ensino do piano. (Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Técnicas musicais, piano – ensino

 

Rocha, André Fernando Alves da (2016). A importância da rotina diária no ensino especializado de trompete. (Dissertação de mestrado em Ensino de Música). Universidade do Minho.

Palavras-chave: Trompete, rotina diária, ensino especializado

 

Rosa, Tiago Fernando Gomes da (2016). O ensino especializado da música nas escolas profissionais e nas escolas de ensino vocacional: estudo comparativo dos modelos pedagógicos. (Dissertação de mestrado em Ensino de Música). Universidade Lusíada.

Palavras-chave:  Música – instrução e estudo – Portugal, música – instrução e estudo – Portugal – história, escolas de música – Portugal.

 

Rosado, Paula Sofia Venâncio (2016). Na senda da neuroplasticidade: musicoterapia aplicada à reabilitação neurológica. (Dissertação de Mestrado). Universidade Lusíada.

Palavras-chave: Acidente vascular cerebral – pacientes – reabilitação, musicoterapia – prática profissional

 

Sequeira, António Pedro Rosado Mont’Alverne de (2016). A pedagogia da pianista Helena Sá e Costa. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

 

Serrão, Ana Cláudia Rodrigues (2016). Repertório para violoncelo em Portugal nos séculos XX e XXI : uma abordagem preliminar. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade Lusíada.

Palavras-chave: violoncelo – instrução e estudo, violoncelo – instrução e estudo – Portugal – história, violoncelo – métodos

 

Silva, Fernando Luis Grenho (2016). Do movimento em Educação Musical no Ensino Básico à envolvência nas atividades musicais – Construção de Identidades Musicais. (Ensino de Educação Musical no Ensino Básico). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: Atividades musicais, envolvimento, movimento, estratégia pedagógica, construção de identidades musicais

 

Silva, Nuno Miguel Nogueira da (2016). Integração das novas tecnologias no processo educativo do ensino especializado em música. (Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Aplicações móveis, ensino de música, tecnologias da informação, educação musical

 

Soares, Carla Isabel Freire de Oliveira (2016). Música experimental em Portugal: análise de produção de festivais. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: música experimental, festivais, artes performativas, arte experimental, produção de eventos, turismo cultural

 

Sousa, Paulo Jorge Silva de (2016). Proposta de organização e estrutura de matriz curricular para o Curso de Iniciação Musical. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

 

Swinnerton, Andrew Hugh (2016). Música e desenvolvimento: a importância da educação musical para a pessoa com deficiência mental. (Dissertação de mestrado em Ensino de Música). Universidade Lusíada.

Palavras-chave: música para doentes mentais, doenças mentais – tratamento, música – instrução e estudo

 

Taveira, Marisa de Brito (2016). Fatores promotores de ansiedade na atividade do músico enquanto docente e instrumentista. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: ansiedade, performance musical, docente, instrumentista

 

Teixeira, Susana (2016). A performance coral – Contributos no bem-estar na idade maior, em meios não profissionais – Percursos de uma investigação-ação com o Coro APRe! Coimbra. (Mestrado em Ensino de Música – especialidade em Música de Conjunto). Conservatório Superior de Música de Gaia.

Palavras-chave: música, idade maior, bem estar, performance coral

 

Veloso, José Carlos da Silva (2016). Os principais fatores de motivação em alunos na disciplina de Classes de Conjunto/Coro do 3º Ciclo do Centro Cultural Musical – Conservatório Regional de Música, Caldas da Saúde. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: canto coral, classes de conjunto, motivação, desenvolvimento vocal na adolescência

 

Vieira, Joana Isabel Pinheiro (2016). Um contributo de revisão pedagógica e didática do programa da disciplina de instrumento: clarinete do curso básico de música. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: pedagogia de Paul Harris, aprendizagem simultânea, programa do instrumento – clarinete, motivação na aprendizagem, elementos musicais

 

2015

Alves, Ricardo Jorge Madureira (2015). Manual orientativo para a aprendizagem do clarinete baixo no ensino secundário (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, Clarinete – Aprendizagem, Instrumentos musicais, Ensino secundário – Manuais escolares

<br>

Araújo, Mauro Monteiro (2015). Os desafios em lecionar para a geração Y (Dissertação de Mestrado em Docência e Gestão da Educação). Universidade Fernando Pessoa.

Palavras-chave: Geração Y, Gerações, Aprendizagem, Professor, Ensino Superior, Música

<br>

Araújo, Rafael Filipe Moreira (2015). Requiem para um gato: material didático coral para crianças (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, Música coral – Crianças, Práticas educativas, Significação (psicologia), Teoria da música, Escalas musicais

<br>

Caeiro, Ana Cláudia Correia (2015). A organização e a descrição de documentos musicais aplicada ao Arquivo da Sé de Portalegre (Dissertação de Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: Documento musical, Organização, Descrição, Documento de arquivo, Arquivo, Documento de biblioteca, Unidade musical permutável

<br>

Costa, Catarina de Oliveira (2015). Sistema móvel para aprendizagem da leitura rítmica: experiência em aula (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, Ensino-aprendizagem – Música, Ritmo, Notação musical, Solfejo

<br>

Costa, Marilda Soares dos Santos (2015). O português cantado no Brasil e em Portugal (Dissertação de Mestrado em Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Música, Canto lirico, Técnicas vocais, Fonética

<br>

Costa, Marta Couto Soares Gonçalves da (2015). Para que servem as gavetas? Atividades criativas nas aulas de guitarra (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Criatividade, Ensino de música – Teses de mestrado, Composição musical, Sons, Improvisação (Música), Guitarra clássica

<br>

Gaspar, Paulo Filipe Lopes da Luz (2015). Ciríaco de Cardoso e O burro do Sr. Alcaide: Percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular (Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais). Universidade Nova de Lisboa.

<br>

Goes, Amanda Acauan (2015). Corpo sonoro e som em movimento: um estudo sobre a prática da música corporal (Dissertação de Mestrado em Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Música, Expressão corporal, Percussão – Corpo, Dança, Artes performativas

<br>

Henriques, Luís Carlos Fortuna (2015). As três missas de Duarte Lobo sobre motetes de Francisco Guerrero no Liber Missarum de 1621: Uma visão analítica do seu processo de construção (Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais), Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: polifonia, Duarte Lobo, Francisco Guerrero, Liber Missarum, missa-paródia

<br>

Lopes, António Laertes Bela Leal Pereira Amorim (2015). As linguagens e escrita musical actuais aplicadas ao ensino artístico especializado da música: a contribuição do compositor (Dissertação de Mestrado em Música). Universidade de Évora.

Palavras-chave: Linguagens musicais actuais, Escrita musical, Ensino artístico especializado, Música, Composição, Professor, Grupo de música contemporânea, Educador artístico

<br>

Oliveira Junior, Elder dos Santos (2015). O gesto no processo composicional (Dissertação de Mestrado em Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Gestos – Música, Composição musical, Interpretação musical, Notação musical, Música experimental

<br>

Martinho, Fernando Manuel de Menezes Falcão (2015). Arthur Napoleão: o homem e a sua época em Portugal e no Brasil (Tese de Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino da música, Pianistas, Compositores, Músicas de salão – Porto (Portugal) – Séc. 19, Músicos – Biografias

<br>

Melo, Maria Leonor Saraiva Barbosa de (2015). A obra integral para canto e piano de Manuel Faria (Dissertação de Mestrado em Performance). Univerisdade Católica Portuguesa.

Palavras-chave: Manuel Faria, Obra completa para canto e piano, Séc. XX, Música portuguesa, Canções, Performance musical, Manuscritos

<br>

Miguel, David Pedro Santos (2015). O ensino-aprendizagem da análise musical através de estratégias de questionamento (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, Análise musical, Ensino-aprendizagem, Estratégias de ensino, Teoria da música, Composição musical.

<br>

Moura, José Augusto Neves de (2015). A menina de papel: reflexão sobre um projeto de teatro musical e sua implementação na comunidade (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, Educação pela arte, Expressão artística – Alunos – Teatro musical, Relações professor-aluno.

<br>

Musio, Andrea (2015). Revelando campos modelares na produção de popular music: ética e emoção na canção ligeira em Itália e Portugal (1960) (Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais). Universidade Nova de Lisboa.

Palavras-chave: Música ligeira, Portugal, Itália, Sistemas de radiodifusão, Nacionalismo-cosmopolitismo, Ética, Campos modelares, Intimidade cultural.

<br>

Nunes, Luís Filipe da Mata (2015). Consumo de música : os social media e os serviços de streaming (Mestrado em Marketing). Universidade de Lisboa.

Palavras-chave: Marketing, Consumo hedónico, Música, Social media, Streaming, Redes sociais.

<br>

Pinto, André Guerreiro (2015). Music of chaos and territory: towards a rewilding of the ear (Dissertação de Mestrado em Artes Musicais). Universidade Nova de Lisboa.

<br>

Rocha, Susana Cláudia Freitas da (2015). As marcas e o patrocínio de festivais de música em Portugal (Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação). Universidade Fernando Pessoa.

Palavras-chave: Festivais de Música, Patrocínia, Notoriedade, Comunicação da marca, Processo de comunicação.

<br>

Rodrigues, Miguel Fernando dos Santos (2015). O paradigma do uso de novas tecnologias na redefinição e reestruturação da forma como os conteúdos são veículados na aula de canto (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, Canto – Metodologia de ensino, Ensino-aprendizagem – Canto, Técnicas vocais, Novas tecnologias, Fisiologia humana.

<br>

Santos, Túlio Augusto S. (2015). Intertextualidade idiomática como estruturação do discurso composicional (Dissertação de Mestrado em Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Música, Intertextualidade, Linguagem, Composição musical, Interpretação musical.

<br>

Seara, Ana Rita Braga Neves (2015). Leitura à primeira vista ao piano: importância e estratégias de desenvolvimento (Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de Música, Música, Ensino de piano, Interpretação musical – Piano, Desenvolvimento de competências.

<br>

Shagalimova, Tamara (2015). A imagética no ensino de piano (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, Psicologia da música, Processos cognitivos, Imaginação, Piano – Ensino.

<br>

Silva, Julieta Ferreira da (2015). Estéticas e políticas do revivalismo da sanfona em Portugal (1976-2015) (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Música, Instrumentos musicais, Sanfona – Portugal, Sons, Etnografia portuguesa.

<br>

Silva, Luís António Teixeira de Lima e (2015). As expectativas dos pais em relação às aulas de instrumento (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, Instrumentos musicais – Ensino, Relações professor-aluno, Relações pais-professores, Educação musical.

<br>

Silva, Sara Daniela Marques da (2015). A música clássica em Portugal está em crise? Uma investigação na região de Aveiro (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, Música – Concertos – Aveiro (Portugal), Concertos – Programação.

<br>

Sousa, Ana Sofia Ventura de (2015). Impacto da música de câmara no ensino de piano: estudo exploratório com alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, Música de câmara, Piano – Ensino, Ensino básico.

<br>

Teixeira, Joana Raquel da Rocha (2015). Música100Idade: projeto de música na comunidade no Centro Social de Calendário (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, Música, Comunidades, Terceira idade, Envelhecimento, Bem-estar social – Canto

<br>

Toste, António Ricardo Coderniz (2015). A criação colaborativa como ferramenta didático-pedagógica: Os piratas e o cofre das partituras perdidas (Dissertação de Mestrado em Ensino de Música). Universidade de Aveiro.

Palavras-chave: Ensino de música, Motivação, Criatividade, Expressão dramática, Expressão musical, Improvisação, (Música), Memorização

<br>

Virgínio, Bruna Sofia Sousa Pinto (2015). Profissões artísticas: o executante musical enquanto trabalhador (Dissertação de Mestrado em Sociologia). Universidade de Coimbra.

Palavras-chave: Arte, Música, Executante Musical, Profissões Artísticas