Da música na cultura da celebridade: consumo, fama, género e poder – de Caruso a Lady Gaga
Paula Gomes Ribeiro
28 de Junho de 2014, 16h.
Serviço de Fonoteca, Biblioteca Orlando Ribeiro
Pode dizer-se que a cultura da celebridade tem vindo a ser um dos domínios mais produtivos no âmbito das ciências sociais da última década. A expansão de novos media, a par da imprensa, da televisão, da rádio, multiplica os modos de representação e consumo da ‘celebridade’, condição que se infiltra nos diversos planos do mercado cultural e de entretenimento, no qual a música desempenha um factor primordial.
Nesta sessão irei abordar aspectos relacionados com o desenvolvimento do star system, em ligação com a expansão das indústrias musicais e audiovisuais, e com as transformações nos padrões de consumo e da construção do gosto. Pensam-se as transformações do espectáculo musical, os modelos de performance, a cultura da fama.
Contemplando as redes de mediação, as instituições, os poderes e as tecnologias que participam na negociação e na legitimação da percepção social de determinados produtos musicais, e tendo em conta aspectos da produção da celebridade, do poder, do consumo, o género, do mercado e das políticas culturais, discute-se o processo de construção social da celebridade na música, nos espaços e sociedades em que se inscreve.
Biografia
Investigadora integrada da Universidade Nova de Lisboa, CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, no qual coordena a Linha de Investigação em Teoria Crítica e Comunicação. Concluiu o Doutoramento em Musicologia na Universidade de Paris VIII, em 2000, após ter obtido o título de Mestre em Musicologia da mesma instituição, visando os domínios da sociologia da música e da dramaturgia de ópera. Diplomou-se em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Fez os estudos musicais no Conservatório Nacional e Academia de Música de Stª Cecília, e em cursos e seminários especializados.
Lecciona, desde 2005, no Departamento de Ciências Musicais da UNL. Fez parte do DMCE, Paris, foi membro da direcção do CESEM, e vice-presidente da direcção da SPIM. É coordenadora e co-fundadora do NEGEM (Núcleo de Estudos em Género e Música)/CESEM e do SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música)/CESEM.
Desenvolve investigação nos domínios da sociologia da música; estudos de género e música; culturas musicais, media e tecnologias; estudos de ópera e teatro musical; práticas musicais contemporâneas, entre outras linhas. Publica regularmente em revistas especializadas e generalistas. Colaborou com a FCG e o TNSC na redacção de textos musicológicos. Fez crítica e crónica musical para vários periódicos lisboetas. Foi responsável pela componente de encenação e dramaturgia do Atelier de Ópera do Conservatório Nacional. Como encenadora assinou várias produções de ópera, nomeadamente no Teatro Nacional de S. Carlos. Entre as suas publicações conta-se o Livro Le drame lyrique au début du XXe siècle – Hystérie et Mise-en-abîme, Paris, Harmattan, 2002.