Ricardo Lopes – Mensagens Ocultas: Retórica, Simbologia e Humor na Música de Mozart. Serviço de Fonoteca, Biblioteca Orlando Ribeiro

0

Mensagens ocultas: retórica, simbologia e humor na música de Mozart

Ricardo Lopes

25 de Outubro de 2014, 16h00

Serviço de Fonoteca, Biblioteca Orlando Ribeiro

1. a retórica musical na tradição do barroco
2. a mudança dos públicos do período barroco para o clássico
3. Mozart e as mensagens ocultas na sua música:
a. retórica
b. simbologia
c. humor

O objectivo desta conferência é dar a conhecer aspectos menos divulgados da música de Mozart, contextualizando-a na sua época, recorrendo para tal à projecção de imagens e audição de exemplos musicais.

 

Biografia

Ricardo Lopes é, actualmente, primeiro oboé da Orquestra Sinfónica Portuguesa, onde tem trabalhado sob a direcção de alguns dos grandes maestros da actualidade como Nello Santi, Jeffrey Tate, Alain Lombard, Rafael Frübeck-de-Burgos ou Lukas Foss. Apresentou-se como solista com diversas orquestras, entre as quais a Orquestra Sinfónica do Teatro N. S. Carlos, a Orquestra Regie Sinfonia, a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e inúmeras orquestras ad hoc. A partir de 1995 é professor de oboé na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, materializando um projecto de ensino que tem sido largamente reconhecido. Dedicando parte da sua actividade à performance em cópias de instrumentos históricos, tem colaborado com grupos como Divino Sospiro, Músicos do Tejo, Flores de Música, Freitagsakademie e Bach Collegium Zürich.
Ao longo de mais de 25 anos de carreira, Ricardo Lopes apresentou-se em países como a Espanha, Itália, França, Suíça, Alemanha, Áustria, Bélgica e Japão, e efectuou inúmeras gravações para a RTP e RDP, não só integrando agrupamentos de câmara, como também em recitais com piano, tendo várias das suas actuações sido difundidas pela RDP2, pela espanhola RNE Clásica, a suíça RSR2 e a britânica BBC3. Ricardo Lopes tem o grau de Mestre em Música/ Oboé, e frequenta actualmente o doutoramento em musicologia histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Partilha.

Sobre o Autor

Sem possibilidade de comentar.