Iñigo Sánchez – Há sons na Mouraria! Requalificação urbana e transformação do ambiente sonoro num bairro histórico de Lisboa. Casa da Achada, Centro Mário Dionísio

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Há sons na Mouraria! Requalificação urbana e transformação do ambiente sonoro num bairro histórico de Lisboa

Iñigo Sánchez

17 de Maio de 2014, 16h

Casa da Achada, Centro Mário Dionísio

 

mouraria

 

A que soa um bairro em transformação? Qual é o impacto das mudanças no tecido urbano e social de um bairro no seu ambiente sonoro? Em que medida as intervenções no ambiente sonoro podem constituir um catalisador de mudanças mais amplas nas dinâmicas urbanas de um local? Esta apresentação tentará oferecer algumas respostas a estas e outras perguntas a partir de uma investigação em curso sobre o bairro da Mouraria e o processo de transformação urbana que o bairro está a experimentar nos últimos anos. Usando alguns exemplos do meu trabalho de terreno no bairro (o revival do fado como senha de identidade do bairro, a transformação da Praça de Martim Moniz num “mercado multicultural” ou a revitalização da zona de Intendente como destino de lazer), esta apresentação discute como as mudanças que podemos observar ao nível do ambiente sonoro podem ser considerados ao mesmo tempo causa e efeito do processo de recualificación urbana ao que está submetido o bairro. Neste sentido, a transformação do ambiente sonoro pode ser analisada como um meio para regular e estruturar a experiência de alguns espaços públicos urbanos do bairro, contribuíndo ao mesmo tempo à produção de uma nova sensibilidade sonora e/o aural.

Biografia

Iñigo Sánchez é doutor em Antropologia pela Universidad de Barcelona. Na atualidade trabalha como investigador em pós-doutoramento no Instituto de Etnomusicologia (INET-MD) da Universidade Nova de Lisboa. As suas linhas de investigação abarcam temas como o estudo da música em contextos migratórios, a relação entre música e cidade, assim como as problemáticas relacionadas com a antropologia dos sentidos. É autor do livro Cubaneando en Barcelona. Música, migración y experiencia urbana (CSIC, 2012) e o seu trabalho apareceu em revistas especializadas (TRANS-Revista Transcultural de Música, Western Folklore, Revista d’Etnologia de Catalunya) e em outro tipo de publicações, entre as que destacam os volumes coletivos Fiesta y ciudad: pluriculturalidad e integración (CSIC, 2008), Made in Spain. Studies in Popular Music (Routledge, 2013), e Musical Performance and the Changing City (Routledge, 2013).

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Sobre o Autor

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